top of page

Dragão, criatura quimérica que provoca medo e inspiração. Dragão nasceu das profundezas da terra, da raiz selvagem; e criou asas na história e nas almas marcadas, como papel de seda manchado pelo tempo. Com suas asas delicadas, alça voo de forma poderosa e solitária. Venerado por uns - por sua ligação com o mágico; saúdam sua história, por saberem que é ele que trará a bênção da continuidade dos povos, ensinando a seus filhos sua origem e passado. Outros tem medo deste animal poderoso, capaz de destruir qualquer homem que tente aniquilá-lo e tentam silenciar os crentes. Dragão une a força da raiz e da história, a natureza e a cultura, o sagrado e o profano, em um só corpo.

Dragão.

dragão

2021/2022

intrusão missionária

2021

Produzido com uma mistura de material orgânico (sementes) e industrial (anzol, lança muro, arame) a série "Intrusão Missionária" incorpora a dualidade entre natureza e cultura, de modo a discutir e suportar esse encontro desafiador, que toma caminhos cada vez mais complexos e emergenciais.

Formas híbridas que surgiram de um ecossistema aniquilado num apelo violento de sobrevivência. Uma transformação que acontece como resposta ao presente. Um futuro imprevisível, mas não inimaginável. A tarefa de se aproximar do outro e viver nele para se reconhecer por inteiro. A potência do feminino, em atos de cuidado e amor. Fragilidade e agressividade.

 

“...a humanidade não se reduz absolutamente à animalidade, mas sem animalidade, não há humanidade.”  Edgar Morin (A Cabeça bem-feita, p.40 – 2008)

as águas

do mundo

2021

Na série “Ás águas do mundo” parto do conto, com o mesmo nome, da Clarice Lispector, como fonte inspiradora nas formas que surgem do tecido criado com sementes e vagens da espatódea (árvore de origem africana com flores grandes e exuberantes de cor laranja). 

Utilizo a metáfora do encontro da mulher com o mar como base da poética utilizada para a produção dos trabalhos. As palavras: transformação, fecundação, violência e paixão estão intimamente ligadas as figuras formadas por essa pele que tenta fazer um corpo visual que se submete a um esquema sexual, estritamente individual e ligado a totalidade afetiva.

Um encontro com a natureza que revela o feminino que se descobre pleno e potente.

o mar por dentro_série aguas_2021.jpg

Camadas, cascas, coberturas, máscaras.

Véus que escondem e revelam parte de nós; parte do mundo.

Lugar de encontro.

Movimento infinito.

Geologia da carne. 

gealogia

2021/ 2022

geologia1_2021_edited.jpg
bottom of page