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Daniela Granja (1971), vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formada em economia, psicopedagogia e arte educação, com pós-graduação em Filosofia pela PUC-RJ, trabalha com artes visuais desde 2017. Na sua prática, utiliza materiais diversos como fotografia, cordas (onde utiliza técnica de tecelagem - macramê), arames e, mais recentemente, sementes e materiais orgânicos. 

Toda a pesquisa tem forte ligação com minha história na psicopedagogia e, consequentemente, trago para o meu trabalho a tentativa de ressignificação de uma expressão muito utilizada na minha antiga experiência como psicopedagoga: “conhecimento encarnado”.

É sobre o espanto e sua intensidade. Um conhecimento adquirido não só pelo conceito, mas que passa pela experimentação e pelos sentidos.

A emoção, ao contrário do que se pensava, é fundamental na construção do conhecimento. Somos afetados pelo outro/objeto e é a partir dessa experiência contagiante e violenta, que sofremos transformações.

Portanto minha pesquisa também recai sobre a memória e o sentido das relações do indivíduo na sua própria história (biológica, contextualizada e emocional), que acontece de maneira contínua e sem fim.

 Meus trabalhos apresentam, em sua grande maioria, uma tensão de significados, que tentam exprimir esse espaço intangível de teias de relações entre nós, natureza e mundo, utilizando uma linguagem que traz o feminino, como potência de vida, de transformação e de cuidado nas relações com o outro. 

A utilização de materiais orgânicos entra mais recentemente na minha produção em um diálogo incômodo com materiais de produção industrial, como anzol, arame e lança; tentando produzir uma forma híbrida - um corpo próprio e seus novos limites.

Um desses trabalhos - “Encarnação", está exposto na XXI Bienal Internacional de Cerveira, Portugal, com curadoria de Helena Mendes Pereira.

Exibições

2022 Cerveira, Portugal - XXII Bienal Internacional de Arte Cerveira, com direção artística de Helena Mendes Pereira

2022 Rio de Janeiro, RJ – Exposição coletiva “Constelações e Labirintos”, com curadoria de Elisa Lidizia, na Casa da Escada Colorida

2022 Bristol, England - Online intersectional Feminist Exhibition, curadoria Dr. Michal Nahman e Susan Newman, www.thisisessentialwork.com 

2022 Lisboa, Portugal - Participação no Salão Internacional de Arte

2022 Rio de Janeiro, RJ - Exposição virtual coletiva Eixo Arte, www.eixoarte.com 

2022 Rio de Janeiro, RJ - Exposição coletiva “I/E nfestação”, com curadoria de Cadu e Arthur Chaves na Z42

2022 São Paulo, SP - Exposição coletiva online da Galeria Lux (2ª edição)

2021 Rio de Janeiro, RJ - Exposição coletiva “O movimento que há entre lá e cá.”, com curadoria de Bia Petrus na Casa da Escada Colorida 

2020 Rio de Janeiro, RJ - Exposição coletiva “O que o tempo faz com que te habita”, na Casa da Escada Colorida

2019 Rio de Janeiro, RJ - Exposição coletiva “Quando o perigo fica em duas patas”, com curadoria de Marcelo Campos, Pollyana Quintella e Cadu, no Paço Imperial

2018 Rio de Janeiro, RJ - Feira Tijuana no EAV 

2018 Rio de Janeiro, RJ - Exposição dos alunos no EAV 

Cursos e Residências

2021    Poéticas em Processo com Efrain Almeida, Escola Sem Sítio/RJ

2020  Residência Artística com coordenação de Bia Petrus, Casa da Escada Colorida/RJ

2019   Imersões Poéticas com Cadu, Marcelo Campos, Tânia Queiroz e Pollyana Quintella; Escola Sem Sítio/RJ 

2018   Fotografia, Artes & Tecnologia: desenvolvimento de projetos com Denise Cathilina, EAV/RJ

2013   Formação Arte-educador com Hélio Rodrigues, ​FORMAe/RJ

Formação Acadêmica

2015    Pós-Graduação em Filosofia Contemporânea PUC RJ

2002   Psicopedagogia, CEPERJ

1996    Pós Graduação em Administração Financeira FGV RJ 

1994    Ciências Econômicas – PUC RJ

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